A Força do Gavião Real

Updated: Aug 26, 2019

O Gavião é um pássaro misterioso e muito Sagrado dentro dos caminhos xamânicos para diversas culturas. É uma das águias mais conhecidas por ser grande, majestosa, forte, de voo e caça rápida, visão aguçada e canto marcante.


Suas asas abertas causam um grande encanto para aquele que o observa.


O gavião é uma ave que tem em suas garras grande poder de caça, capturando desde insetos a macacos, variando conforme a região em que ele se encontra e seu tamanho.

Observador, rápido e sábio, ele ronda a área onde está sua caça, observa, se eleva para depois descer em direção ao seu alvo como uma flechada certeira.



O majestoso Gavião Real possui diversas medicinas conforme as diferentes culturas

Representações Diversas


A representação dessa ave como animal de poder, varia conforme as culturas.

Para os Huni Kuin, o gavião é uma ave ligada a cura, poder, força e sabedorias ancestrais. Chamado de Nawa Tete e Tete Pei o cocar feito com suas penas, eles realizam o Txirin, que é um rito de iniciação aos Txanás (Cantores) que também serve para trazer prosperidade, coragem, levantar os ânimos e proteger os vivos.


Quando morre uma mulher indígena muito sábia das medicinas, artesanatos, curas, cantos ou um homem conhecedor das histórias, rezos, curas é feito o Txirin, para levar embora as mágoas, doenças, enfermidades e espíritos ruins.

Também existem povos originários com o nome dessa águia, como Gavião Parkateje e Gavião Pykopje.


Os Eru Eu Wau Wau, povo do Gavião Real, foram dizimados após o primeiro contato com os Nawá nos anos 80.


Hoje apesar de tentarem se manter ainda isolados, sofrem com ataques dos homens brancos. São conhecidos por suas flechas com penas de Gavião e seus cocares também com as penas dessa forte ave.


A face de seu povo é muito marcante pois tatuam o contorno de seus lábios com jenipapo.

Para os Nuke Kui (Povo Verdadeiro), o gavião também tem seu lugar de força e poder de cura.


Na cultura norte-americana, no caminho vermelho, eles reconheceram esse pássaro como um grande mensageiro, trazendo mensagens dos ancestrais para aqueles que ainda viviam na terra.


Ensinam que a medicina do gavião te mostra como analisar ao seu redor, observando acima de tudo, mostrando que a vida é uma iniciação e que o momento que o Gavião lhe chama, é para entrar em seu estado inconsciente para assim, buscar a verdade.

O gavião ao contrário do que muitos pensam, tem uma forte representação na energia feminina ao invés de masculina. Isso se dá pela relação natural da ave, onde a fêmea é muito mais forte que o macho.


Dentro das relações humanas, de casais que possuem esse totem como Animal de Poder, tende-se a ser mais comum a mulher ser a imagem mais firme, forte e madura da relação.

Representa também o poder solar, por sua ligação e simbolismo com o Deus egípcio Horus, que é conhecido como Deus dos Céus, onde sua imagem é de um homem porém sua cabeça de Gavião.

Para os cristãos, o gavião representava nada mais nada menos que o próprio mal. De forma geral, o gavião é um Animal de Poder que simboliza força, liberdade, respeito, superioridade e cura.

Camila Pistoresi é a comandante musical dos rituais xamânicos e das rodas dos animais de poder do Templo Polimata Mairiporã

© 2021 Templo Polimata  - Todos os Direitos Reservados