As Forças e as Medicinas do Papagaio
Quando pensamos em papagaio, já relacionamos o pássaro a fala, por ter seu canto próprio mas também por sua facilidade em reproduzir outros cantos e até a fala humana.
Assim como a Arara, a medicina do Papagaio está ligada ao nosso poder de comunicação, ensinando a trabalhar a fala, seja por falar pouco ou demais, mas nos ensina a falar aquilo que é necessário, de forma direta e verdadeira.
Em algumas culturas é considerado a ponte entre o mundo dos pássaros e dos seres humanos. É considerado grande espelho Universal, refletindo tudo aquilo que escuta sem julgamentos.
Suas penas são multicoloridas, trazendo a força da alegria e a ligação com a força do arco-íris.
Também tem ligação com a energia Solar. De forma simbólica, também representa o inconsciente.
Sua medicina nos mostra novas direções e caminhos, dos quais podemos seguir para nos sentirmos mais realizados. Pede para que estejamos atentos ao nosso redor permanecendo sempre alerta.
Tendo o Papagaio como Animal de Poder
Pessoas que tem esse Totem como Animal de Poder reconhecendo e usando de sua medicina, tem a habilidade da fala, sabendo o que, quando e como falar.
Evitando fofocas, intrigas, pois vê a língua como uma arma.
Costumam se dar bem com cromoterapia, pois trabalha com o poder de cura das cores. É observador, atento e alerta.

O pássaro também pode te acompanhar quando você precisa dessa medicina, em fases da vida onde não consegue se comunicar, onde julga muito, onde cria histórias mal ditas e fofocas, onde as palavras perdem a cor por serem negativas demais.
Quando estamos perdidos, sem foco, direção, objetivo. Ele vem nessas circunstâncias para trazer sua força e medicina curandeira ajudando a elevar sua vibração e suas palavras.
Para os índios Bororo, existe um ciclo de transmigração de almas onde reencarnam temporariamente como papagaio.
Já o periquito é a medicina da comunidade. Evocar para a habilidade para mudar suavemente de direção, imitação, amor, confiança. Ajuda nas metas comunitárias.
Camila Pistoresi é a comandante musical dos rituais xamânicos e das rodas dos animais de poder do Templo Polimata Mairiporã