Aniversário de Senhor Ganesha - 2019

Updated: Sep 6, 2019

Todas as Glórias à Śrī Guru Mahārāja Ācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!

Todas as Glórias à Śrī Mahādeva!

Todas as Glórias à Śrī Bhagavan!

Todas as Glórias à Śrī Śakti Devī!

Todas as Glórias à Śrī Śrī Mahāgaṇapati!


Neste 2 de setembro de 2019, comemora-se mundialmente o Gaṇeśa Chaturthi, o aniversário do Senhor Gaṇeśa. Neste dia auspicioso, tradicionalmente se adora Śrī  Ganapati enquanto Aquele que nos traz sabedoria e prosperidade.





Nesta data, se inicia o Ganeshotsav, uma festividade de dez dias dedicada ao à Śrī Ganapati. No último dia, após uma procissão com a uma Murti de Śrī Ganapati, os devotos imergem a imagem de Śrī  Ganapati em água.


Durante o Gaṇeśa Chaturthi, no dia 2 de setembro, além do processos devocionais, de adoração, jejuns, entre outros, recomenda-se aos devotos para que não olhem para a lua durante todo o dia e noite.


Conforme escrito em alguns Puranas, olhar para a lua nesse dia específico causa que a pessoa seja falsamente acusada de roubo (desonrada injustamente perante a sociedade).


Isso se deu devido ao episódio em que Śrī Kṛṣṇa foi falsamente acusado de ter roubado a famosa e preciosa joia conhecida como syamatanka.


Ao ver Śrī Kṛṣṇa nessa situação, o sábio Narada explicou à Ele que isso ocorreu por Ele ter olhado para a lua durante o Gaṇeśa Chaturthi. Dessa forma, Śrī  Ganapati amaldiçoou Śrī Candra (a lua enquanto deidade, que é masculina dentro do hinduismo). Dessa, todos os que olharem para a lua nesta data sofrerão o mesmo tipo de desonra sofrida por Śrī Kṛṣṇa. 


Outra versão existente relativa à recomendação de não olhar para a lua durante o Gaṇeśa Chaturthi remonta à história em que Śrī Ganapati estaria andando em sua montaria, um rato, enquanto ia em direção para sua morada, após um banquete oferecido por Śrī Kubera.


No meio do caminho, Śrī Ganapati cruzou com uma cobra, o que assustou muito sua montaria, fazendo com que ele caísse de estômago no chão, vomitando parte do que havia comido no banquete. 


Ao se deparar com essa situação, Śrī Candra riu, pois estava vendo tudo naquela noite de lua cheia. Devido à injustiça dessa situação, Śrī Ganapati amaldiçoou Śrī Candra, de modo que ninguém olhasse para ele por um dia, com o intuito de ensinar uma lição à Śrī Candra sobre sua vaidade, característica marcante dessa deidade.





Invocações mantricas para o processo devocional referente ao Senhor dos Ganas:

श्रीगणेश Śrī Gaṇeśa गायत्री gāyatrī ॐ एकदन्ताय विद्महे वक्रतुण्डाय धीमहि । तन्नो दन्तिः प्रचोदयात् ॥ auṃ ekadantāya vidmahe vakratuṇḍāya dhīmahi । tanno dantiḥ pracodayāt ॥ Contemplamos aquele que possui uma única presa, Meditamos por compreensão n’aquele que tem a tromba curvada Reverenciamo-nos àquele que possui presas, para que nos ilumine com sabedoria. बीजमन्त्र bījamantra ॐ गं गणपतये नमः auṃ gaṃ gaṇapataye namaḥ Reverenciamo-nos ao Senhor dos Gaṇas.


Minhas mais humildes reverências.


Filipe Uveda, Comando dos Rituais de Hinduísmo do Templo Polimata Campinas

75 views

© 2021 Templo Polimata  - Todos os Direitos Reservados