Inicio dos trabalhos de manejo de roça: Projeto de Sistema Agroflorestal

Haux, Haux, Haux !Haux, Haux, Haux !



BR-364 ( Cruzeiro do Sul - Acre)

Popularmente, aqui no Acre, costuma-se a dizer que existem duas estações do ano: o verão (época de sol e poucas chuvas) e o inverno (característico por longas chuvas quase que diárias)

O verão é a época mais utilizada pela comunidade rural para o trabalho de abertura de roçado, preparar a terra para plantio. Infelizmente a realidade do manejo com a terra em muitos lugares do Brasil ainda é pouco ecológica, grandes parcelas de terra com produções de um único tipo de plantação, chamadas monoculturas, que muitas vezes exigem um manejo de controle, com uso de sementes transgênicas, uso de pesticidas e como não é novidade para ninguém, a derrubada de grandes parcelas de mata e queimadas, ainda são práticas comuns tanto na agricultura familiar quanto em larga escala.


Queimada na região de Rio Branco 2020 - Acre

De fato é preciso elaborar praticas que contemplem as diversas realidades da floresta, a agricultura e o manejo de materiais da floresta é a fonte de renda para muitas famílias. Nesse sentido, precisamos de projetos que sejam economicamente viáveis para as comunidades e que contemplem o equilíbrio com a natureza e as mais diversas espécies da grande biodiversidade da Amazônia.

" Os SAFs (Sistemas agroflorestais) são formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que promovem benefícios econômicos e ecológicos"¹

Iniciamos, então, o planejamento e os primeiros trabalhos de limpeza da área de SAF, em breve estaremos fazendo levantamento de sementes de árvores nativas para abastecer nosso viveiro e, posteriormente, utilizar a muda no plantio do SAF.

Convidamos a todos os irmãos para acompanhar nossa jornada aqui no Templo Polimata e que possamos compartilhar, aprender e ensinar.


गुरुर्ब्रह्मा गुरुर्विष्णुः गुरुर्देवो महेश्वरः ।

गुरु साक्षात् परंब्रह्म तस्मै श्रीमहासूर्याय नमः ॥

gururbrahmā gururviṣṇuḥ gururdevo maheśvaraḥ

guru sākṣāt paraṃbrahma tasmai śrīmahāsūryāya namaḥ

ॐ त्र्यम्बकं यजामहे सुगन्धिं पुष्टिवर्धनम् उर्वारुकमिव बन्धनान्मृत्योर्मुक्षीय मामृतात् auṃ tryambakam yajāmahe sugandhim puṣṭi-vardhanam urvāru-kamiva bandhanān mṛtyor-mukṣīya māmṛitāt "Reverenciamo-nos ao Senhor de Três Olhos, cuja fragrância alimenta e nutre todos os seres." "Como o pepino amadurecido – com a intervenção do jardineiro – é liberado de seu cativeiro, que Ele possa nos liberar da morte, guiando-nos à imortalidade." Luis Felipe - Monge - Ordem Polimata Acre - Brasil

¹http://www.ciflorestas.com.br/texto.php?p=sistemas

© 2021 Templo Polimata  - Todos os Direitos Reservados